"Embora poucos profissionais do setor odontológico despendam a devida atenção para esse tema, trata-se de um dos grandes problemas encontrados durante o diagnóstico de consultoria realizado em clínicas odontológicas.Nos tempos atuais, secretárias e recepcionistas de clínicas funcionam como uma espécie de elo entre o mercado e a imagem da clínica, ou seja, sua marca. Essas profissionais são tão importantes e possuem tanto poder de enaltecer ou prejudicar a imagem de uma clínica, que merecem uma atenção bastante especial quanto à forma com que vem atendendo e sendo atendidas dentro da organização.Todo processo de venda dentro do setor odontológico, está diretamente ligado à secretária ou recepcionista, pois é ela quem realiza o primeiro contato com o cliente, que o recepciona quando presente, que fornece informações sobre o dentista, sobre o tratamento, sobre as condições de biossegurança, enfim, ela detém e pode fornecer todos os subsídios necessários para o cliente fechar ou não um investimento de tratamento.Desta forma é necessário que o clima organizacional esteja em perfeitas condições, ou seja, que a secretária e/ou recepcionista entenda a sua importância dentro do contexto da clínica. Para isso é necessário investir em treinamento e acompanhamento de suas atividades, sempre que puder ouvindo suas queixas, sugestões e orientando-a para soluções possíveis dentro da realidade da clínica.Ao contrário do que muitos pensam, políticas salariais não são o maior problema no que tange à satisfação das secretárias, pois muitas vezes a mudança no comportamento e a gerência da clínica podem influenciar positivamente no rendimento da profissional.O que na maioria das vezes ocorre, é a falta de padronização e o direcionamento correto dos deveres, direitos e obrigações da secretária. Feito isso de maneira correta e sensata, evita-se problemas com a perda de investimentos em tratamento, clima pesado, desentendimentos internos e até mesmo ações judiciais que podem comprometer a estrutura e imagem de uma clínica."
Fonte: www.odontologia.com.br
Artigo publicado por Dennis Carvalho – Consultor de Marketing (Sócio Proprietário da Market House)
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